Siderurgia

INDÚSTRIA

SIDERURGIA E ACIARIA

Um dos maiores fornecedores de fundentes para o Grupo Gerdau, Usiminas,  Ternium, ArcelorMittal e outros

Sinterização e Pelotização


A sinterização de minério de ferro é um processo de aglomeração de partículas à quente. Os materiais finos, tais como, minério de ferro, combustíveis, cal virgem e calcário (calcítico e dolomítico) são dosados de acordo com a composição química, física e metalúrgicas objetivada para a carga na produção do ferro gusa no alto-forno.

 

Os calcários calcíticos e dolomíticos são utilizados para ajuste da basicidade da mistura final e ajuste da fluidez da escória do alto-forno. A cal virgem, além do ajuste da basicidade da mistura, também tem a função na aglomeração das partículas de minério e da mistura dos demais materiais para ajuste da permeabilidade do leito de queima no forno de sinterização.


 A ICAL produz calcário, cal calcítica e dolomítica adequadas ao processo de cada cliente.


Produção de Ferro Gusa


O Ferro Gusa é produzido pela redução do minério de ferro (óxidos de ferro), pelo coque ou carvão vegetal nos altos-fornos. Os calcários calcítico e dolomítico são utilizados como fundentes e são carregados diretamente nos altos-fornos à carga com o objetivo de ajustar a fluidez e a basicidade da escória.


  • Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Aciaria


O Ferro Gusa produzido é convertido em Aço na Aciaria onde o teor de carbono é reduzido (descarburação). A cal virgem calcítica e dolomítica são adicionadas ao processo durante a fabricação do aço formando a escória, com o objetivo de remoção de impurezas do metal líquido, tais como enxofre e fósforo, além de atuar na proteção dos revestimentos refratários dos fornos.

 

Neste processo é fundamental uma cal altamente calcinada, com baixo teor de CO2, com alta reatividade e baixos teores de enxofre. O Magnésio presente na cal dolomítica contribui para o aumento da vida útil do refratário do forno.


A Ical produz a cal virgem baixo teor de enxofre, menor que 5ppm, com baixo percentual de CO2 (bem calcinada) e com elevada reatividade. 


Refino secundário do Aço


Nesta etapa de produção do aço é realizado um ajuste na composição final do aço. As cales virgem calcítica e dolomítica são adicionadas ao aço líquido para a remoção de impurezas, tais como enxofre e hidrogênio além de atuar na proteção dos revestimentos refratários. Nesta etapa é fundamental alta pureza, baixo teor de enxofre e elevada reatividade da cal.

 

A ICAL produz escórias sintéticas mescladas de acordo com a necessidade dos clientes para otimizar o tratamento do aço. São fabricadas misturas a base de cal, calcário, alumina, fluorita e outros aditivos de acordo com a necessidade do refino.

 

A ICAL também é produtora de cal para dessulfuração de ferro gusa, produto com alto teor de CaO, baixo enxofre, alta reatividade, elevada finura, além da adição de silicone para aumentar a fluidez do material para injeção no ferro gusa. Podem ser adicionadas outros compostos neste material, tais como fluorita e carbonato de sódio.

 

NOSSO NEGÓCIO:
PRODUZIR CAL, CALCÁ
RIO E AGREGADOS

O maior grupo produtor de Cal, Pedras e Areia Artificial do Brasil

  • Empresa 100% brasileira;
  • Possui 6 empresas no país;
  • Reservas de calcário estimadas em mais de 3 bilhões de toneladas;
  • Reservas suficientes para mais de 450 anos;
  • 100% SAP
Share by: